mudar ou melhorar de vida?

mudar ou melhorar


Você tem um amigo que melhora, melhora e continua reclamando? Eu tenho.

Estava começando a julgá-lo conforme meus valores e crenças quando percebi o erro e parei imediatamente.

Reformulei. Busquei entender o que se passava com ele e confesso que me surpreendi.

Meu amigo realmente melhorou de vida, e melhorou bastante. Antes possuía um carro usado, básico, sem acessórios, hoje é proprietário de um veículo novo, daqueles que tem cheiro de concessionária. Tão brilhante que semana sim, semana não, recebe uma lavagem completa no posto. Antes morava de aluguel, no subúrbio. Agora já mora na zona sul e paga um condomínio que condiz com o luxo da portaria do edifício. Suas compras que antes eram feitas no comércio popular do centro da cidade, passaram a ser realizadas em grandes shoppings. E seu cartão de crédito ganhou novos e importantes limites, assim como mensalidades e diversas taxas.

Voltei a refletir sobre como alguém que melhorou consistentemente de vida continuava reclamando.

No meu entender, há uma grande confusão no senso comum sobre o que é mudar de vida e o que é melhorar de vida. E nesse conceito, ficou claro que meu amigo mudou de vida. Entretanto, por suas queixas e reclamações, ele definitivamente não melhorou de vida.

A maioria de nós distribui rótulos. A gente encontra alguém, avalia e “plaft”, estampa um rótulo. No caso do meu amigo, por ele ter um carro melhor, por ter mudado de bairro, assumiu-se que ele está melhor. Bom, é certo dizer que ele tem coisas melhores, não necessariamente está melhor.

E ousando seguir nesse estudo, agora ele tem mais gastos, mais despesas e talvez mais dívidas e mais preocupações com os cuidados aos novos (e caros) bens. E isso o deixa estressado e reclamão.

Se vale a pena ou não, é prudente não responder pelos outros, afinal, cada um sabe onde o sapato aperta mas, fica uma lição: avaliarmos o que ganharemos e perderemos com nossos objetivos.

Qual seu sonho? O que você ganhará e perderá? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *