[vendas] nada acontece por acaso

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Um novo mês vai começar e você, se ainda não recebeu, vai receber sua meta.

E o que você fará com essa informação será capaz de indicar se você é um vendedor ou um anotador de pedidos.

Se você recebe a meta e tudo bem, tanto faz como tanto fez e todo dia faz tudo sempre igual, você não é vendedor – você apenas trabalha como vendedor e anota pedidos.

Agora se você, ao conhecer sua meta, analisa o mês, compara com os resultados obtidos no mês anterior e elabora cenários de atingimento da meta, você é um vendedor (e vencedor!).

Como acredito que todos podem ser bons vendedores, vale comentar um pouco sobre como planejar um ótimo mês de vendas. É claro que existem inúmeras formas de planejar, mas garanto que a sequência que apresento aqui funciona e trará excelentes resultados para você, seus negócios e sua empresa.

1 – a meta – ao receber sua meta, antes de qualquer coisa, acrescente uma gordura de 20%. Não importa se sua meta parece fácil ou difícil, você precisa considerar um valor maior para não correr risco de não bater a meta original, por pouco. Dessa forma, se você tem uma meta de 100, trabalhe com o objetivo de 120.

2 – a análise – agora compare o valor ou quantidade que precisa atingir, com seus  resultados anteriores. Se estiver igual ou abaixo, você poderá repetir seus esforços e estratégias e acrescentar algo para inovar e se superar. Se o valor atual for superior ao que vem entregando, você precisará criar novas estratégias, ser mais rápido (realizar mais no início do mês para evitar surpresas), reforçar seus argumentos e ser implacável no conhecimento dos seus produtos comparados com a concorrência.

3 – o mês – para garantir um planejamento adequado, entenda o calendário. É um mês curto ou longo (dias úteis, feriados, pontes etc) e se há datas comemorativas que podem ser úteis para a venda dos seus produtos. Cada mês tem um impacto (positivo ou negativo) relevante nas vendas.

4 – os canais – que canais de venda você possui? Televendas (ativo ou receptivo)? Vendas porta a porta? Internet? Redes sociais? Todas? Além disso, veja o que sua empresa ou negócio permitem – algumas não permitem divulgação por rede social pois o fazem na matriz, padronizada. Defina sua estratégia de canal – vender 80% no ativo e 20% no receptivo, ou, 70% por telefone e 30% no porta a porta. Se você tem apenas um canal, as redes sociais podem ajudar bastante. 

5 – a estratégia – veja que cartas você tem na manga para trabalhar. Clientes quentes para retornar e clientes que ficaram de pensar. Novas promoções que podem ser o gatilho de compra para quem estava indeciso. Novos produtos que desbancam a concorrência. Talvez novas formas de pagamento e por aí vai. Coloque tudo no papel para que você possa se organizar na hora do planejamento.

6 – o planejamento – agora é hora da matemática se aliar à criatividade e as suas técnicas. Pegue um calendário ou desenhe mesmo os dias e vá preenchendo em cada quadrado (no espaço de cada dia) o que você vai fazer. Exemplos: dia 1 – ligar para cliente quente e trabalhar clientes frios de uma lista xyz, dia 2 – contatar cliente que ficou de pensar e oferecer a nova promoção, dia 3 – ir a campo, de porta em porta no bairro tal … Na sequência, coloque ao lado de cada dia, o quanto você tem que ter vendido até aquela data, baseado nas estratégias utilizadas. Exemplos: dia 1 – R$10,00, dia 2 – R$ 25,00, dia 3 – R$30,00 – ou seja, no dia 3 você tem que ter vendido no mínimo 30 reais. 

7 – o acompanhamento – diariamente você precisa ver seu planejamento e, se for o caso, replanejar rapidamente. Funciona assim: no dia 3 você precisa ter vendido R$30,00. Vendeu ou superou? Excelente, continue nesse ritmo. Ficou abaixo? Repasse para os outros dias do mês essa diferença (preferencialmente na mesma semana) e verifique se precisa alterar alguma estratégia (e mantenha tudo anotado).  

8 – a comemoração – comemore cada resultado e cada estratégia bem sucedida. Agradeça quem te ajudou e contribuiu – seu gestor, pares, pessoal da instalação ou da entrega, equipe do marketing … todo mundo. A gratidão é um exercício praticado pelas pessoas de sucesso.

9 – a continuação – com seu mês planejado e bem organizado, será mais fácil planejar os próximos. Você agora terá documentado (no seu calendário de planejamento) tudo que fez, o que deu certo, o que precisou ser alterado e quanto conquistou com cada ação.

Bem mais simples de pensar no próximo mês, não? Mas não se iluda, todo dia é um novo e DIFERENTE dia, assim como todos os meses. Fique alerta. 

Ótimas vendas e um excelente mês ! SUCESSO !!!!

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