promoção? atenção!

Você já viu alguém ser promovido e algum tempo depois, curto ou longo, essa mesma pessoa ser demitida por não ser o profissional certo para o cargo?

Eu já vi e, confesso, com certa freqüência.

Em geral, porque promovem o melhor vendedor a supervisor de vendas. O atendente com o maior número de elogios a monitor de qualidade. A pessoa de pensamento matemático rápido para chefe da contabilidade. E uma lista de tantos outros exemplos seguiriam …

Antes de mais nada, esse é um erro de gestão. Ok, mas não podemos esquecer e isentar de responsabilidade a pessoa que aceitou a promoção.

Vamos por parte.

Quem vai aceitar uma nova responsabilidade, precisa saber o que o cargo exige, ou seja, as competências e habilidades básicas necessárias e acima de tudo, o que se espera do profissional que ocupará tal função.

Preste atenção pois não é porque hoje você possui muito mais do que exige o cargo atual que você tem tudo o que exige o cargo superior.

Se for um cargo técnico, por exemplo, você tem os cursos e vivências? Se não tem um deles, terá tempo para cursar ou praticar?

E, para o caso de um cargo de gestão, você precisa gostar de pessoas. Precisa liderar por exemplo e por competência.

Tenha calma, você pode até não saber realizar alguma tarefa da sua equipe de liderados, mas precisa saber conduzir e motivar.

Numa liderança, não esqueça do mais importante: desenvolver pessoas.

Quero deixar claro que não pretendo que você deixe de ousar, de arriscar. Só desejo que, como dizem por aí, “não dê um passo maior que a perna”.

Fica aqui o meu alerta para que na próxima oportunidade, avalie tudo com cautela. Veja todos os pontos. Converse com quem tem cargo ou função similar. Peça conselhos para seu tutor de carreira.

Boas análises …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *