tutor de carreira

Não sei quantos anos de carreira e experiência profissional você tem, mas provavelmente, independente do tempo, teve gestores. Alguns serviram de ótimo exemplo e outros, nem  tanto.

A grande questão é que acho importante termos um ou mais tutores de carreira. Um guru é sempre de grande valia.

Alguém que sirva para nos desafiar e aconselhar. Aquela pessoa em que confiamos e que ligamos num momento de grande dúvida. A primeira pessoa que pensamos quando precisamos tomar uma decisão.

É quem nos dirá o que precisa ser dito. Muitas vezes coisas boas e em outras, coisas difíceis de engolir.  Ainda assim, verdades necessárias para nosso crescimento.

Tive a sorte ter alguns tutores ao longo desses meus mais de vinte anos de carreira. Uns que me passaram ensinamentos rápidos para situações específicas e outros que estão sempre presentes por seus conselhos aplicáveis em diversas situações. Verdadeiras lições de vida.

O mais engraçado é que um mentor surge do nada, quando menos se espera. Por vezes é alguém que você se afina e se espelha. Outras, é alguém que consegue dizer a coisa certa na hora certa. É quando cai aquela ficha e você pensa “é isso!” e a partir dai, nasce a admiração e o respeito.

Não é necessariamente seu chefe imediato. Pode ser qualquer pessoa que lhe passe confiança, que tenha uma boa trajetória de carreira e seus exemplos falem por si só.

Então, se você já tem um, cuide dele e abuse de seus conselhos. Se não tem, fique atento. Vale a pesquisa.

Aproveite !

Uma ideia sobre “tutor de carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *