vida longa ao rei

Diz um conto que num vilarejo todos pediam a substituição de um rei. Reclamavam dos altos impostos e das severas leis. No canto de uma rua, apenas um velhinho dizia “Vida longa ao rei”.

Sem entender o motivo pelo qual apenas esse senhor não pedia a troca do rei, um jovem perguntou ao idoso se ele era feliz com os feitos daquela realeza. Foi então que veio a resposta “Esse pode ser ruim, mas o que está por vir pode ser ainda pior. Antes todos reclamavam e veio esse, bem pior.”

Aprendi isso com uma gerente que tive. Toda vez que reclamava de algo ela dizia “Vida longa ao rei!”. Na época, lembro, fiz piada disso.

Mas o tempo passou e se encarregou de me fazer acatar a sabedoria dos ditos populares. Ao longo de minha carreira e nas empresas que trabalhei, vivenciei a importância de valorizar cada momento com suas qualidades e defeitos.

Na minha interpretação, a mensagem desse conto não diz respeito só a troca de pessoas. Fala sobre aceitar o que temos. Valorizar o que temos. É algo como aproveitar da melhor forma o que nos está disponível.

Sei que parece difícil (e é difícil mesmo) de acreditar, mas até as pessoas com as quais não nos afinamos tem ensinamentos para nos passar. Uma pessoa pode ter mil defeitos, mas possui também qualidades, características que não possuímos e podemos “copiar” e nos inspirar.

E ai? Caiu alguma ficha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *