mato, violeta ou orquídea?

clapa

Ainda que de tipos diferentes, todas são plantas. A diferença é o que se investiu em cuidados para cada uma delas.

O mato nasce em qualquer lugar. Ninguém precisa plantar ou cuidar. Chova ou faça sol o mato está lá e as vezes no lugar mais improvável como numa rachadura do asfalto. Como não requer cuidado e está em todo lugar, não tem valor. O mato é ignorado até que incomode, que comece a atrapalhar.

A violeta requer cuidados, mas bem poucos. Basta um vaso com terra, regar periodicamente e de tempos em tempos surgem flores. Tem algum valor. É “bonitinha” e as pessoas gostam.

E temos as orquídeas que exigem muitos e especiais cuidados. Precisam de vasos diferentes, adubos especiais, água na medida certa, nem mais nem menos e preocupação com a temperatura. A recompensa é uma linda planta, com flores que parecem ser pintadas à mão. Quanto maiores os cuidados, maior a beleza e seu valor.

Que tal pensarmos em nós como essas plantas? Como estamos nos cuidando? Somos matos e estamos deixando a vida nos levar, do jeito que der, como der? Ou somos violetas, cuidando um pouco, o básico mesmo, só para não ser mato? Ou somos atentos aos cuidados com nossa saúde e aprimoramento, como orquídeas?

Precisamos nos valorizar! Para ser como uma orquídea, você precisa cuidar da sua saúde, da sua família, do ambiente ao seu redor. Precisa também fazer cursos, aprimorar conhecimento e adquirir novas habilidades. Esses cuidados permitirão que você se destaque e que conquiste reconhecimento.

Quando for tomar alguma decisão, lembre-se do mato, da violeta e da orquídea e faça sua melhor escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *