aceita?

aceita

Novas oportunidades na empresa. Acabou de abrir um processo seletivo interno. Você olhou os requisitos da vaga e você está apto para se inscrever. E agora? Dar ou não esse passo?

Sugiro avaliar 3 dimensões: cargo e funções atuais; cargo e funções da vaga e tamanho do passo a ser dado.

Começando pelo cargo e funções atuais, analise seus indicadores e feedbacks recebidos. Essas credenciais poderão ser úteis no processo. Veja também como seu gestor imediato interpretar á seu interesse em outra vaga e também como é a política de transferência interna (muitas vezes você só poderá participar se ele permitir). Verifique também, em sua área atual, quem seriam os próximos promovidos ou quem está sendo preparado para assumir o lugar do seu chefe. Busque uma visão ampliada e entenda se é realmente o momento de participar desse processo.

Outro ponto importante é o pacote referente ao novo cargo e função. Busque entender como é a rotina, como é o gestor da área e se as pessoas daquele departamento parecem satisfeitas. Faça uma relação de responsabilidades versus remuneração. Entenda sua hierarquia na nova área e também quais seriam os próximos degraus de crescimento.

Por fim, relacione os desafios do novo cargo. O que você precisará mudar, tanto no profissional como no pessoal. Muitas vezes esse passo implicará em sair mais tarde ou viajar muito, impedindo de buscar seu filho na escola ou de frequentar um curso importante. Talvez sejam necessárias apresentações para altos executivos e, se você não gostar de falar em público, poderá ter dificuldades. A nova remuneração pode ser importante, mas não deixe de avaliar todos os outros pontos.

Feitas as análises, é hora de decidir.

Se optou por ficar onde está, siga com suas atividades buscando o melhor. Esqueça a vaga. Não fique pensando “se” isso ou aquilo. Você decidiu ficar e precisa se dedicar.

Caso a opção seja se inscrever,  prepare-se. Converse com seu gestor imediato, apresente suas razões para participar, peça sua opinião e então siga com os procedimentos de inscrição na vaga. Em seguida, revise seu histórico profissional, características pessoais e habilidades que podem ser diferenciais e devem ser valorizados no processo seletivo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *